
Reservas: andre-r16@hotmail.com

Ilhas e praias fazem de Ubatuba um dos pontos mais bonitos da costa brasileira
Não é preciso ir muito longe para encontrar cenários dignos de pôster de agência de turismo. Descendo a serra, quem visita Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, tem essa certeza. Num capricho da natureza, a combinação de ilhas e mais de cem praias abençoa esse lugar como um dos mais bonitos de nossa costa.Com tantas opções, é possível encontrar uma praia tranqüila mesmo em pleno verão, onde ninguém precisa ficar colado ao guarda-sol do vizinho por falta de espaço. O inverno reserva dias especiais, com céu azul e sol mais ameno, quase não há chuva e com as melhores ondas do ano. Quem vem com a família pode relaxar, há muitas praias com enseadas calmas e sem ondas, diversão garantida para a criançada. É só escolher a preferida.
O passeio de escuna à Ilha Anchieta é clássico. Lá é possível visitar as ruínas do antigo presídio, desativado em 1952 após uma rebelião. Entre celas e pavilhões, um pequeno museu conta um pouco da história da ilha e sua colônia penal. Caminhos bem sinalizados levam às pequenas e quase intocadas praias do sul e do leste. Suas águas cristalinas e cheias de vida marinha são um convite ao mergulho. Outras ilhas também são disputadas por praticantes do snorkeling e mergulho livre pela excelente visibilidade, entre elas Vitória, das Couves, e Tamanduá.
A Mata Atlântica segue preservada em cerca de 80% dos municípios, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar, criado em 1977. Trilhas aguardam quem esteja disposto a contemplar fauna e flora com direito a refrescantes banhos de cachoeira e não raro, na companhia de pássaros como o Tié-Sangue e Sete-Cores. Há mesmo agências com roteiros especializados na observação de pássaros.
Além dos atrativos naturais, a região conta com infra-estrutura necessária para um turismo confortável. Avenidas largas a beira-mar, calçadões e ciclovias ao longo da orla, agradam moradores e visitantes. Diversas opções de hospedagem são oferecidas, mas o melhor é reservar com antecedência no caso de feriados e temporada.
Como herança de seus antigos moradores, o nome da cidade é de origem indígena. Eram os índios tupinambás os habitantes dessas terras na época do descobrimento, com quartel general na aldeia de Iperoig (Ypiru-yg = rio das perobas), nossa conhecida Ubatuba. Hábeis canoeiros e exímios nadadores chegavam a nadar quilômetros até as embarcações para negociar o pau-brasil. Seu território se estendia desde a serra de Boiçucanga até Cabo Frio no Rio de Janeiro. Com a colonização surgiram a Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba (Ubatuba = lugar de muitas canoas) e, mais ao sul, à Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba (Caraguatatuba= enseada de altos e baixos).
Os “novos descobridores” vieram com a abertura e melhorias das estradas impulsionando o turismo como principal atividade econômica.
O que está incluso no pacote?